30/11/2016

Suporte Básico de Vida

Compressões torácicas de alta qualidade são a base da RCP

O Suporte Básico de Vida (SBV) compreende um conjunto de ações estruturadas, que, se adotado, pode aumentar a sobrevida das vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR). A sequência de SBV pode ser organizada em um algoritmo lógico para facilitar a adesão, confira abaixo:

Os pilares do SBV são as compressões torácicas de alta qualidade e a desfibrilação precoce para os ritmos chocáveis. A sobrevida à Parada Cardiorrespiratória (PCR) depende de um SBV bem executado.

 

Compressões e ventilações

 

Realizar compressões torácicas de alta qualidade significa comprimir forte (entre 5 e 6 cm), rápido (entre 100 e 120 compressões por minuto) e permitir o completo retorno do tórax após cada compressão. As diretrizes de 2015 recomendam que profissionais treinados forneçam ventilação ao paciente em uma relação de 2 ventilações para cada 30 compressões (30:2).

 

As compressões devem ser o mais contínuas possíveis. As interrupções devem se restringir somente aos momentos essenciais como analise de ritmo, aplicação de desfibrilação e ventilação. Para evitar a perda da qualidade da RCP, os socorristas devem se revezar nas compressões, no máximo, a cada 2 minutos. O melhor momento para a troca do responsável pelas compressões é durante a avaliação do ritmo.

Linha rosa mostra a PPC durante a RCP Kern (2002) Circulation

As compressões torácicas favorecem o aumento da pressão de perfusão coronariana, que é fundamental para o retorno da circulação espontânea. Interrupções nas compressões faz a PPC reduzir, com consequente piora na mortalidade. Portanto, as compressões devem ser o mais contínuas possíveis, só devendo ser interrompidas em momentos como desfibrilação, ventilação e analise de ritmo.

Conheça os Cursos Active

INSTRUTOR ACLS - ADVANCED CARDIOVASCULAR LIFE SUPPORT (CURSO OFICIAL AMERICAN HEART ASSOCIATION)
Detalhes
RENOVAÇÃO ACLS - ADVANCED CARDIOVASCULAR LIFE SUPPORT (CURSO OFICIAL AMERICAN HEART ASSOCIATION)
Detalhes